Gabinete de Apoio ao Estudante Deslocado
Estudos e Publicações
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Aprendizagem ao Longo da Vida - Estratégias e Experiências (2019) | ISBN: 978-972-40-8057-4 Entidade Responsável: Conselho Económico e Social A Aprendizagem ao longo da vida carateriza-se pela variabilidade de modalidades e conteúdos, quer em função da variedade ou rigidez da oferta, quer em função das necessidades dos grupos alvo, determinadas tanto pela idade e passado dos destinatários, como pela necessária adequação à evolução do tecido produtivo. Esta conferência visa dar resposta a reiteradas preocupações sobre os nossos défices de formação profissional, quer inicial, quer ao longo da vida, manifestadas por empregadores e por trabalhadores, no Conselho Económico e Social. |
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Como me sinto? - Checklist para jovens (2020) https://www.ordemdospsicologos.pt/pt Entidade Responsável: Ordem dos Psicólogos Portugueses A Saúde Psicológica é parte integrante e muito importante da nossa saúde e bem-estar. Quando nos sentimos psicologicamente bem, temos mais energia e maior capacidade de resolver problemas quotidianos, de enfrentar o stresse do dia-a-dia e de gerir as incertezas que fazem parte da vida. Utiliza esta Checklist para refletir sobre como te tens sentido nas últimas duas semanas. |
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Ecossistemas de Saúde dos Adolescentes Portugueses: Estudo Health Behaviour School-Aged Children/OMS (2022) Entidade Responsável: Gaspar, Tania; Botelho Guedes, Fábio; Cerqueira, Ana & Gaspar Matos, Margarida (Coordenadores) Este estudo tem por base o Health Behaviour in School aged Children (HBSC) 2022 (Gaspar et al., 2022; Inchley et al., 2016; 2020; Matos & Equipa Aventura Social, 2018), um inquérito realizado de 4 em 4 anos, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS), seguindo um protocolo internacional (Roberts et al., 2009). Em Portugal este estudo é aplicado deste 1998. |
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Empregabilidade dos Ciclos de Estudos do Ensino Superior (2022) Entidade Responsável: Tribunal de Contas Com a crise económica e o crescimento do desemprego nos jovens na última década, a empregabilidade assumiu relevância como critério para a definição da oferta formativa dos ciclos de estudos do ensino superior, por nem sempre os diplomados disporem dos conhecimentos, aptidões e competências necessários para o seu emprego com sucesso. A existência de informação de qualidade sobre o percurso dos diplomados, para apoiar as suas escolhas e a definição das políticas públicas, revelou-se fundamental.Neste quadro, o Tribunal realizou a auditoria à “Empregabilidade dos Ciclos de Estudos do Ensino Superior” com vista a examinar se a empregabilidade foi considerada na definição da oferta formativa dos ciclos de estudos de formação inicial (Licenciatura e Mestrado Integrado) das Instituições de Ensino Superior (IES) e se a sua monitorização é eficaz. O exame incidiu, sobretudo, sobre os critérios e orientações adotados no âmbito do Concurso Nacional de Acesso (CNA) para o ano letivo de 2020/2021. |
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Estado da Nação - Educação, Emprego e Competências em Portugal (2024) Entidade Responsável: Fundação José Neves O relatório visa a divulgação de conhecimento sobre a Educação, Emprego e Competências em Portugal com o intuito de promover a discussão pública sobre a necessária evolução do sistema de educação e formação e a urgente necessidade do seu alinhamento com as exigências do mercado de trabalho e os desafios do futuro. |
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Inquérito aos Estudantes Universitários dos Açores a Estudar fora da Região - Ano Letivo 2011/2012 (2012) https://portal.azores.gov.pt/web/oefp/estudantes-fora-da-raa1 Entidade Responsável: Governo Regional dos Açores – Observatório do Emprego e Qualificação Profissional Este Inquérito foi realizado nos meses de dezembro de 2011/janeiro de 2012 e abrangeu todos os estudantes açorianos que se encontram há três anos a estudar em estabelecimentos de ensino superior público fora da Região, a partir das listagens dos candidatos ao ensino superior fornecidas pelos serviços competentes da Direção Regional da Educação.Observação: Série terminada em 2012 por falta de acesso à informação de base, coma entrada em vigor da Lei da Proteção dos Dados Individuais. |
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Necessidades de Formação Profissional das Empresas/Entidades Empregadoras - 2020/2021 (2020) https://portal.azores.gov.pt/web/oefp/estudo-das-necessidades-de-forma%C3%A7%C3%A3o-profissional Entidade Responsável: Governo Regional dos Açores – Observatório do Emprego e Formação Profissional O último estudo às Necessidades de Formação Profissional das Empresas para 2018-2019 entreabriu a necessidade de apostar em ações de formação na área do Desenvolvimento Pessoal, com destaque para a subárea Desenvolvimento de Comportamentos. Com o ensejo de ir mais longe, o presente trabalho coloca o seu foco, além do objetivo de conhecer as necessidades de formação profissionais em termos gerais, em também recolher a perspetiva do tecido empresarial representativo da Região dos Açores, no que concerne as ações de formação prioritárias para o que consideramos ser o Perfil do Trabalhador do séc. XXI”. |
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O Ensino Superior em Portugal 2021/2023 (2024) https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/biblioteca-digital?plid=39678 Entidade Responsável: Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) O relatório com os dados do Ensino Superior Português é uma publicação de síntese que apresenta os dados mais relevantes sobre o sistema de ensino superior em Portugal, centrados na sua estrutura organizacional, na rede, no acesso, nos estudantes e no pessoal.A publicação não se refere a um ano letivo específico, mas procura oferecer os dados mais atualizados possíveis e com as desagregações mais relevantes nas diferentes áreas no momento da sua publicação. |
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Sucesso e Inclusão: Medidas e Iniciativas de Apoio aos estudantes do ensino superior (2023) | ISBN: 978-972-741-170-2 https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/biblioteca-digital?plid=39678 Entidade Responsável: Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) Este estudo pretendeu identificar as medidas e iniciativas de apoio aos estudantes do ensino superior, ao nível nacional, por parte das Instituições de Ensino Superior públicas (IESP) e também ao nível europeu, permitindo alguma comparabilidade e identificação de boas práticas que possam vir a ser aplicadas.O exercício contou com a colaboração de todas as IESP e de alguns países da União Europeia, para o levantamento e análise da informação sobre os apoios aos estudantes do ensino superior, em prática ao nível europeu e nacional. Procurou sintetizar as iniciativas ou projetos nacionais e medidas/iniciativas implementadas pelos países da União Europeia de destaque que possam constituir boas práticas para serem implementadas. |