Corpo Europeu de Solidariedade (CES)
O Corpo Europeu de Solidariedade (CES) promove o envolvimento dos jovens e organizações em atividades de voluntariado, como forma de fortalecer a coesão, democracia, solidariedade, identidade e cidadania europeia, contribuindo para a solução de desafios das comunidades, com atenção especial à promoção do desenvolvimento sustentável, inclusão social e igualdade de oportunidades.
As atividades do CES suportam os objetivos da Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 que incentiva os jovens a tornarem-se cidadãos ativos, agentes de solidariedade e de mudança positiva para as comunidades, inspirados nos valores e identidade europeia.
Em Portugal, o Programa é gerido pela Agência Nacional Erasmus + Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.
Tipologias de Projeto
VOLUNTARIADO INDIVIDUAL
Atividade solidária, com a duração de 2 a 12 meses, a ser desenvolvida a nível nacional ou internacional, que oferece aos jovens a oportunidade de contribuir para o trabalho quotidiano das organizações em atividades estruturadas, em benefício das comunidades.
VOLUNTARIADO EM EQUIPAS
Atividades solidárias que permitem que equipas de participantes provenientes de, pelo menos, dois países diferentes sejam voluntários, por um período entre 2 semanas e 2 meses.
PROJETOS SOLIDÁRIOS
Desenvolvidos e implementados por grupos de no mínimo, cinco jovens, que queiram contribuir para a solução de problemas socialmente relevantes, das suas comunidades.
VOLUNTARIADO EM ÁREAS PRIORITÁRIAS
Equipas de voluntariado em áreas prioritárias áreas prioritárias - projetos de grande escala e alto impacto. Apoiam atividades voluntárias de curta duração de jovens de, pelo menos, 2 países diferentes. Áreas de intervenção definidas a cada ano;
VOLUNTARIADO DE AJUDA HUMANITÁRIA
Voluntariado de Ajuda Humanitária - atividades de voluntariado transfronteiriço para apoiar as operações de ajuda humanitária em países terceiros, onde estejam em curso operações de ajuda humanitária
SELO DE QUALIDADE
As organizações para se candidatarem a projetos de voluntariado têm de ser detentoras de um Selo de Qualidade, que confirma que a organização está apta a realizar atividades de solidariedade de alta qualidade.