Ocupação de Tempos Livres dos Jovens

O Programa OTLJ tem por objetivo proporcionar aos jovens uma forma inovadora de ocupar os seus tempos livres, contribuindo para a sua educação não formal, pela aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável, bem como o acumular de experiências sociais e profissionais decisivas para a formação de cidadãos habilitados e responsáveis.

 

Despacho Normativo n.º 5/2018 de 27 de março de 2018  

DLR 30_2023_A - Regime de Políticas de Juventude para a RAA  

Formação Entidade Enquadradoras OTL 2024 - Projetando Futuros: Ferramentas e métodos para projetos transformadores e com impacto  


Ambiente e Turismo

O Subprograma Ambiente e Turismo tem como objetivos potenciar futuras atividades profissionais relacionadas com o ambiente e turismo e promover a preservação do património natural.

 

O Subprograma Ambiente e Turismo compreende atividades nas seguintes áreas:

Ações de promoção, divulgação, levantamento e preservação do património ambiental;

Atividades de prevenção de danos ambientais;

Ações de sensibilização, formação e informação sobre temáticas ambientais;

Ações de animação turística.

 

Destinatários: 

O Subprograma destina-se a jovens que, no ano de candidatura, tenham idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, e tenham concluído o ensino básico, em qualquer das suas modalidades, ou frequentem o 9º ano de escolaridade ou o último ano de um curso de formação profissional de nível II, desde de que não tenham módulos em atraso, relativos aos 1º e 2º anos do respetivo curso.

Saber Mais Candidatar

Jovens Ativos

 

O Subprograma Jovens Ativos tem como objetivos contribuir para o fortalecimento do respeito pela diferença e possibilitar experiências de aprendizagem não formal, através do contacto com diversas áreas de atividade profissional, a jovens com menos oportunidades.

 

Jovens Ativos compreende atividades nas seguintes áreas:

 

1. Animação social e educativa;

2. Animação turística;

3. Administração e Secretariado.

 

Destinatários:

Jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos, inclusive, com menos oportunidades e que não tenham a escolaridade obrigatória e que se encontrem integrados em projetos de inclusão social, ou acompanhados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens.

Saber Mais Candidatar

Jovens Estudantes

O Subprograma Jovens Estudantes tem como objetivo canalizar a disponibilidade dos jovens estudantes para uma ocupação útil dos seus tempos livres na execução de tarefas nas seguintes áreas:

 

1. Património histórico e cultural;

2. Administração e secretariado;

3. Investigação científica;

4. Novas tecnologias de Informação e Comunicação;

5. Animação socioeducativa.

 

Destinatários: 

Jovens Estudantes destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos que, no ato de inscrição, comprovem estar matriculados no ensino secundário, ou equiparado, no máximo em três disciplinas, e a jovens que, tendo concluído o ensino secundário, em qualquer das suas modalidades, não tenham ingressado no ensino superior, devendo, neste caso, apresentar documento comprovativo de candidatura e/ou de desistência de frequência do 1º ano do ensino superior.

 

O subprograma Jovens Estudantes destina-se ainda, ainda, a jovens estudantes a frequentar o último ano do 1ºciclo do ensino superior, com idade não superior a 24 anos que, no ato de inscrição, comprovem ter uma carga letiva semanal não superior a 12 horas.

 

Saber Mais Candidatar

Ocupação em Férias

O Subprograma Ocupação em Férias tem como objetivo canalizar a disponibilidade dos jovens para uma ocupação útil dos seus tempos livres na execução de tarefas enriquecedoras da sua educação não formal.

 

Este subprograma compreende atividades nas seguintes áreas de:

1. Administração e Secretariado;

2. Cultura;

3. Ciência;

4. Social.

 

Destinatários: 

O Subprograma destina-se a jovens que, no ano de candidatura, tenham idade compreendida entre os 15 e os 23 anos, que tenham concluído, ou frequentem o 9º ano de escolaridade ou o último ano de um curso de formação profissional de nível II, desde de que não tenham módulos em atraso, relativos aos 1º e 2º anos do respetivo curso.

Saber Mais Candidatar

Queres estar a par das nossas novidades? Subscreve a nossa Newsletter!