Academia Empreendedora


O Programa Academia Empreendedora, criado e regulamentado pela Portaria n.º 105/2023, de 30 de novembro, é uma iniciativa do Governo dos Açores, promovido pela Direção Regional da Juventude, que tem por objetivo a promoção de competências empreendedoras na população juvenil dos Açores, através de percursos formativos de educação não-formal, usando a metodologia learning-by-doing, percorrendo programas educativos adaptados a cada nível de ensino e faixas etária.

 

 

 

  Vídeo I9.Açores 2023

  DLR 30/2023/A - Regime de Políticas de Juventude para a RAA

  Apresentação Academia Empreendedora 2023_24

  Despacho 162/2024 - Cria o Regulamento do Concurso Local e do Concurso Regional de Ideias 2024

  Portaria n.º 105/2023 - Cria a Academia Empreendedora e aprova o seu Regulamento

  • Academia Empreendedora

    O Programa encontra-se estruturado, em duas modalidades distintas:
    a) Academia Empreendedora - Escola de líderes;
    b) Ativa o teu potencial.

     

    Portaria n.º 105/2023 de 30 de novembro de 2023 cria o Programa Academia Empreendedora e aprova o respetivo regulamento.

     

    Os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, são integrados nos programas de formação de todos os ciclos de ensino, na absoluta convicção da capacidade dos jovens para concretizar estes objetivos que visam a transformação social, económica e ambiental do Mundo.

    Saber Mais
  • Centro de Recursos

    No Centro de Recursos online encontram-se os vários cursos de educação em empreendedorismo que visam potenciar o desenvolvimento de capacidades e aptidões, pessoais e sociais, inerentes ao perfil empreendedor e por sua vez, ao Perfil dos Alunos à Escolaridade Obrigatória e são organizados de acordo com os diferentes níveis de ensino.

     

    Aceda aqui ao Centro de Recursos da Academia Empreendedora

    Conheça aqui os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    Saber Mais
  • Formação de Professores/ Formadores

    A Academia assegura formação inicial e de aprofundamento aos professores e formadores que irão implementar os programas de educação em empreendedorismo nas escolas e instituições de ação social, procurando potenciar as suas competências essenciais para o sucesso do programa. 

    Ao longo de todo o ano letivo, os professores/ formadores e alunos são apoiados pela Equipa de Acompanhammento do programa.

    Saber Mais
  • Jovens Líderes

    A equipa dos Jovens Líderes Regionais é formada por 19 jovens empreendedores, residentes em cada um dos 19 concelhos açorianos, que se destacam pela sua atitude empreendedora e ativa na sociedade e que servirão de mentores juniores dos jovens mais novos.

    Saber Mais
  • Edição Universitária

    O Programa de Ideação Digital para o Ensino Universitário é dirigido a todos os estudantes açorianos, ou residentes nos Açores, que estejam no Ensino Politécnico/ Universitário, seja na Universidade dos Açores, seja em qualquer Universidade/ Instituto Politécnico sedeado em Portugal Continental ou na Região Autónoma da Madeira.

    Saber Mais
  • Concurso Regional I9.Açores

    O Concurso Regional I9.Açores - Academia Jovem de Ideias Inovadoras é a última fase de cada edição.

    Os projetos em competição selecionados nas respetivas escolas, em concursos locais, são apresentados perante um juri de reconhecido mérito e público presente.

    O primeiro prémio em cada escalão de ensino é uma Missão de Empreendedorismo onde as equipas terão oportuniddae de conhecer ecossistemas empreendedores numa região nacioanal ou europeia.

    Em 2024, o Concurso Regional realiza-se na ilha de Santa Maria.

     O Despacho n.º 162/2024 de 1 de fevereiro de 2024 define as datas da realização do Concurso Local e Concurso Regional de Ideias - I9.Açores - e aprova o respetivo Regulamento.

     

    Saber Mais Candidatar Candidaturas Abertas
  • Ativa o Teu Potencial

    O programa “Ativa o teu Potencial” é um programa imersivo em empreendedorismo, destinado à promoção de competências empreendedoras nos jovens reclusos até aos 35 anos, com vista à sua reintegração socioprofissional.

    A iniciativa ​do Governo dos Açores, ​através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, em parceria com ​a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, e o Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, acontece no âmbito do programa Academia Empreendedora.

    Saber Mais

Queres estar a par das nossas novidades? Subscreve a nossa Newsletter!