Euroscola

O Euroscola é um Programa anual criado pelo Parlamento Europeu, com os seguintes objetivos: familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias; consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa; oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu.

 

Em Portugal, o Programa é organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I. P.) e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República, das Assembleias Legislativas e Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira.

 

O Euroscola é dirigido a alunos/as do ensino secundário (matriculados/as no 10.º ou 11.º anos) e consiste na simulação do trabalho dos/as Deputados/as ao Parlamento Europeu (Eurodeputados/as). 

 

Numa primeira fase, o concurso inicia-se na sessão distrital ou regional, seguindo para uma sessão nacional, na Assembleia da República.

 

 


Mais informações

Destinatários: Podem candidatar-se ao Programa Euroscola as escolas do ensino secundário do universo do ensino público, particular e cooperativo em Portugal Continental e Regiões Autónomas (independentemente de estarem ou não inscritas no Programa Parlamento dos Jovens).

 

Candidaturas: Cada escola inscreve-se na plataforma informática do Programa (em: IPDJ - Programas da Juventude), até 28 de fevereiro, apresentando um trabalho escrito de abordagem da dimensão europeia do tema selecionado e elaborado por dois/as alunos/as. 

 

Tema: Este ano, o tema a concurso «Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios» incita os/as alunos/as a explorarem a Inteligência Artificial (IA), analisando tanto os benefícios revolucionários que esta tecnologia pode trazer para a sociedade como os desafios éticos, sociais e económicos que surgem com a sua implementação.

 

 

PRR

Queres estar a par das nossas novidades? Subscreve a nossa Newsletter!