Euroscola


 

O Euroscola  é um programa anual criado pelo Parlamento Europeu (PE), no âmbito da cidadania.

Em Portugal é organizado pelo IPDJ e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com a Assembleia da República, Assembleias Legislativas e Direções Regionais de Juventude dos Açores e da Madeira.

 

O Concurso Euroscola é dirigido a alunos/as do ensino secundário, no âmbito da cidadania, e consiste na simulação do trabalho dos/as Eurodeputados/as. Numa primeira fase, o concurso inicia-se na sessão distrital ou regional, seguindo para uma sessão nacional, na Assembleia da República.

 

O Euroscola inicia-se todos os anos em janeiro com uma sessão distrital ou regional, onde é escolhida uma escola para a sessão nacional. Para os/as vencedores/as do concurso na sessão nacional, o Parlamento Europeu acolhe estudantes de todos os Estados-membros da União Europeia para passarem um dia em Estrasburgo, tornando-se membros do Parlamento Europeu.  

 

As sessões Euroscola realizam-se em articulação com as sessões do Programa Parlamento dos Jovens, iniciando-se na sessão distrital ou regional, e culminando na sessão nacional, na Assembleia da República. 

 

 

  • Mais informação

     

    Destinatários: 
    Podem candidatar-se ao Euroscola as escolas participantes no Parlamento dos Jovens desse mesmo ano. Cada escola candidata ao Euroscola deverá inscrever dois/duas alunos/as participantes.

     

    Candidaturas: 
    Cada escola inscreve-se na plataforma informática, apresentando um trabalho escrito de abordagem da dimensão europeia do tema selecionado e elaborado por dois/as alunos/as.

     

    Entre fevereiro e março, as escolas participantes realizam uma apresentação oral do trabalho, perante um júri distrital/regional.

     

    As escolas que vencem, a nível distrital/regional, realizam, posteriormente, uma apresentação oral do trabalho a um júri nacional (em maio).

     

    Saber Mais

Queres estar a par das nossas novidades? Subscreve a nossa Newsletter!