Bento de Góis


Programa que promove a mobilidade regional, mobilidade nacional e internacional dos jovens residentes nos Açores, entre os 12 e os 28 anos, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia.

 

As candidaturas podem ser apresentadas por:  

- Associações inscritas no Registo Açoriano de Associações Juvenis; 

- Grupos informais de jovens;

- Jovens em nome individual maiores de 18 anos;

- Estabelecimentos dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional;

- Associações privadas sem fins lucrativos que desenvolvam atividades destinadas a jovens;

- Cooperativas que desenvolvam atividades na área do apoio social aos jovens;

- Outras entidades, sem fins lucrativos, consideradas adequadas à promoção das ações previstas no Programa

 

As candidaturas são submetidas à Direção Regional da Juventude com a antecedência mínima de 60 dias em relação ao início da viagem.

  Portaria n.º 52/2022 de 30 de junho de 2022

  DLR 30_2023_A - Regime de Políticas de Juventude para a RAA

  • Mobilidade Nacional

    A Ação I do Programa Bento de Góis -  Mobilidade Nacional - permite apoiar projetos de mobilidade e turismo juvenil nos Açores, Madeira e Continente Português, nas áreas sociocultural, recreativa, artística, desportiva, pedagógica e científica, bem como a participação em conferências, encontros, tertúlios e outros eventos na área da dinamização juvenil.

     

    Tem como principal finalidade potenciar experiências de contacto com novas realidades e culturas, contribuindo para o enriquecimento pessoal e para o desenvolvimento de novas competências através de mecanismos de educação não-formal.

    Saber Mais Candidatar Candidaturas Abertas
  • Intercâmbio nos Açores

    A Acção II - Intercâmbio nos Açores - destina-se a apoiar projectos que estimulem a cooperação estreita e solidária entre os jovens dos Açores e dêem a conhecer a riqueza inerente à diversidade existente em cada uma das nove ilhas, e que integrem actividades nas áreas de expressão sociocultural, recreativa, artística, pedagógica e científica.

     

    Os acordos de intercâmbio de projetos podem ser bilaterais ou multilaterais e sempre implicam a existência de pelo menos 2 grupos intervenientes, o grupo de deslocamento e o grupo de acolhimento.

    Saber Mais Candidatar Candidaturas Abertas
  • Mobilidade Internacional

    A Ação III do Bento de Góis - Mobilidade Internacional - pretende fomentar a mobilidade em países estrangeiros, nomedamente para  países da União Europeia, contribuindo para a consciência da pertença dos Açores à UE e para países da diáspora portuguesa, dinamizando as experiências de contacto com estas comunidades, bem como a disseminação da cultura açoriana nesses países.

    Esta Ação permite ainda experiências de voluntariado internacional, através de instituições de voluntariado internacionalmente reconhecidas.

    Saber Mais Candidatar Candidaturas Abertas

Queres estar a par das nossas novidades? Subscreve a nossa Newsletter!