AECT - Programa de Apoio ao Empreendedorismo, Criatividade e Talento Jovem
Programa de apoio à iniciativa dos jovens, dinamizando o seu empreendedorismo, nas mais diversas formas, e incentivando a promoção de projetos e formação nas áreas criativas, desde as artes performativas, passando pelas artes plásticas, até ao design, desenvolvimento e programação informática.
Regime de Políticas de Juventude para a RAA (Decreto Legislativo Regional n.º 30/2023/A)
Regulamento do Programa AECT (Resolução do Conselho do Governo n.º 48/2023 de 14 de março de 2023)
Critérios da avaliação START, IMPACT e REART (Despacho n.º 424-A/2023 de 15 de março de 2023)
Nº máximo de projetos REART apoiados em 2024 (Despacho n.º 169/2024 de 2 de fevereiro de 2024)
Medida 1, Iniciativas START
As iniciativas START visam apoiar a concretização de pequenos projetos nas áreas do empreendedorismo e criatividade juvenil, que contribuam para o impulso inicial à criação e inovação jovem.
Medida 2, Projetos IMPACT
Os projetos IMPACT destinam-se a apoiar o desenvolvimento de iniciativas de alto potencial nas áreas criativas e de empreendedorismo jovem, que resultem em projetos com impacto na comunidade jovem e/ou com expectativa de sustentabilidade e perpetuidade.
Medida 3, REART – Residências Artísticas de Curta Duração
As Residências REART têm como finalidade apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores sob a forma de residências artísticas de curta duração, que pretendam dar a oportunidade aos jovens de desenvolverem competências nas áreas criativas, promover a partilha de experiências entre os residentes, bem como apresentar, junto da comunidade local, o resultado da residência.
Medida 4, FORMART - Formação em artes criativas
A FORMART visa o apoio à participação em ações de formação, no âmbito das áreas criativas, de modo a promover nos jovens o desenvolvimento de competências diferenciadoras que concorram para o enriquecimento do seu catálogo de aptidões e contribuam, deste modo, para a complementaridade da sua formação académica e para a empregabilidade jovem.
Candidaturas abertas todo o ano.
Medida 5, REDE DE TALENTOS – Catálogo de jovens talentos
A Rede de Talentos visa estimular o aparecimento e a divulgação de novos jovens talentos em diferentes áreas criativas. Esta medida visa, ainda, criar condições favoráveis ao mapeamento dos jovens talentos açorianos.
Candidaturas abertas todo o ano.